quarta-feira, 28 de julho de 2010

The Abstract: Q-Tip

         Kamaal Ibn John Fareed, ainda por nós conhecido, popularmente, como Q-Tip. Integrante da lendária A Tribe Called Quest que é, sem dúvida, marco na história do rap: deve-se falar antes de A Tribe e depois. Para mim, não há como questionar a sonoridade de Q-Tip. Uma voz inconfundível, um flow original, um som eterno. Q-Tip, mesmo decorrido mais de 10 anos, continua fantástico.
         A ATCQ - composta por Ali Shaheed Muhammad, Phife Dawg e, é claro, Q-Tip - revolucionou toda a linhagem do movimento quando surgiu o primeiro disco - People's Instinctive Travels and the Paths of Rhythm -, no início da década de 1990: a sagacidade do grupo, a utilização sonora de muito Jazz e Funk'70, além de outros estilos, incluindo a música brasileira, uma nova proposta em suas letras, a ATCQ tornou-se, logo de início, o grande marco do rap. Na curta e instigante trajetória, que 'acaba' em 1998 com o fabuloso disco The Love Movement, a A Tribe arregaçou (para falar em 'nosso' dialeto). Bem, ninguém nunca parou de tocar e cantar. E, claro, a A Tribe, seja nos rolês, no círculo dito underground, na história... enfim, ela nunca deixou de existir. E, ainda, ao que tudo indica, voltará.
          Ah, lógico, esperamos que algum Indie Hip Hop seja iluminado por Q-Tip (os boatos dizem sobre o presente ano, mas, vai saber, né?!)
         O que interessa realmente aqui e agora é relembrar. Claro que com sons e vídeos. Portanto...

We've got Jazz!
[vídeos]










[Sons]


Salve do Subolo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<$BlogArchiveName$>