Vols. I e II
O tempo sempre voa. Parece que foi ontem que conheci uns caras que, vez ou outra, cada encontro - sempre musicado - era (e é!) uma aula à parte. Foi meu salto, progressivo, difícil, demorado - como toda coisa profunda e boa é - do Rap Underground da década de 1990; Samba-Rock, desde pequeno, na casa da avó e outras mais, para a música preta universal. Do Jazz ao Groove; do Soul ao Funk'70 e ao AfroBeat; do Samba à Bossa e de volta ao Samba, e outros milhares de (des)caminhos. Parece que foi ontem, dizia. Faz dez anos. Longos anos de aprendizagem, e meus ouvidos mais que atentos à tudo e todos. O círculo de 12" preto, chamado nas antigas de bolachão, fascinou-me de tal forma que, mesmo ouvindo um som digital, sempre tem um disquinho e uma agulha em minha mente.
O tempo sempre voa. Parece que foi ontem que conheci uns caras que, vez ou outra, cada encontro - sempre musicado - era (e é!) uma aula à parte. Foi meu salto, progressivo, difícil, demorado - como toda coisa profunda e boa é - do Rap Underground da década de 1990; Samba-Rock, desde pequeno, na casa da avó e outras mais, para a música preta universal. Do Jazz ao Groove; do Soul ao Funk'70 e ao AfroBeat; do Samba à Bossa e de volta ao Samba, e outros milhares de (des)caminhos. Parece que foi ontem, dizia. Faz dez anos. Longos anos de aprendizagem, e meus ouvidos mais que atentos à tudo e todos. O círculo de 12" preto, chamado nas antigas de bolachão, fascinou-me de tal forma que, mesmo ouvindo um som digital, sempre tem um disquinho e uma agulha em minha mente.
Seguindo os passos de meus amigos e parceiros, músicos, dj's, pesquisadores e apreciadores - eles estão anos-luz a minha frente, meus passos ainda são pequeninos - resolvi fazer o que mais me agrada: ouvir, viver, respirar música. Em toda a minha pequena pesquisa, percebi que algo conflui na audição: datas. Mas não só. Não são tão-somente números. É uma época, toda sua efervescência, em uma palavra, seu Espírito. O processo de conhecimento é sempre cheio de desventuras, de idas e vindas, de voltas e reviravoltas. É, em seu sentido mais moderno, dialético: é o rumo da consciência-de-si ao Saber absoluto. Ainda estou, admito, na fase inicial, da consciência, of course. E não há nada melhor que isso: o processo. Dizia o velho Hegel - para não esquecer minha outra desventura - é onde se situa a verdade. E descobrir que a música já foi mais que parece hoje, mais que celular ruindo no busão, mesmo que em dias passados, e que a música popular, aquela que todo mundo ouvia, mesmo que por alienação, era muito superior que a podreira midiática atual. Ainda há espaços para isso, limitados, contudo, resistentes.
A música preta e toda a ginga do samba e do jazz nunca saíram da minha mente. E é toda essa malícia que me atrai sempre mais para a musicalidade. Parece que agora entendo melhor quando meus professores na Filosofia falavam de 'fruição estética'. É sempre difícil definir e limitar um conceito. Todavia, é sempre preciso, possível e interessante vivê-los, mesmo que em abstração.
Falemos de música! Ouvindo os discos por aqui, lendo, tentando entender alguma coisa dessa época de grande produtividade (não em sentido capitalista) musical, percebi que havia uma data que me perseguia: 1965. É o ano em que surge o Coisas, do Mestre Moacir. Mas também é a época em que o SambaJazz e a Bossa Instrumental estão pegando fogo. Desde 1953, quando o violonista brasileiro Laurindo de Almeida fez, com o sax alto north american Bud Shank, o Braziliance vol. I, a primeira aparição do que depois se chamaria SambaJazz (para os gringos: Jazz-Samba); depois em 1958 com o disco da Elizeth, Vinicius e Tom, e o surgimento oficial da Bossa; daí para a proliferação, em SP e no Rio principalmente, dos grandes músicos, instrumentistas, gênios e etc.; dos Trios, Quartetos, Sextetos e assim vai. É uma gama incrivelmente grande, em primeiro contato de aparência infinita: é som que não acaba mais.
A música brasileira ganha novo fôlego. O que se chamou de M.P.M. (Música Popular Moderna), é o que está expresso nos volumes 'didáticos' que fiz. Grande parte dos geniais estão aqui reunidos. E como não podia deixar de ser, sempre falta alguma coisa, algum som, alguém: é impossível uma compilação que dê conta de tudo. O Certo é ouvir disco por disco; gastar o ouvido de tanto ouvir a mesma música. Mas a intenção aqui é apresentar para quem não está por dentro da parada; renovar para os que já estão.
No início pensei em colocar um release de cada disco e autor, falar um poucos dos músicos. A tarefa ficou extensa em demasia. Ainda hei de postar um texto (ou mais de um) acerca disso. No entanto, agora, é inviável. Há muita coisa que não deve ser deixada de lado. Portanto, protelo! Virá mais para frente. A única coisa que devo dizer, e que sempre me surpreende quando ouço, é a música O Passarinho, do Trio 3-D, com participação de Paulo Moura (genial!) no Sax Alto, quando, numa altura da música, flui naturalmente, um improviso de Take Five, do Dave Brubeck Quartet, com Paul Desmond (genial!) no Sax Alto. Basta prestar a atenção. Para quem não conhece a fantástica Take Five, basta ir ao Youtube.
Ainda, quem quiser saber algo mais, há um texto sobre a história do SambaJazz, resumido, mas legal: História do SambaJazz. Vale o confere. Além do mais, para conhecer mais esse universo, há blogs diversos especializados em música brasileira, em música preta, em M.P.M., em Bossa. Basta ter paciência e deixar o orkut, facebook e essa parafernália toda de lado um pouquinho e pesquisar. Cabe, aqui, citar dois, nos quais meu parceiro e sagaz DJ Jazz - inteligentíssimo e um baita conhecedor - faz sua parte muito bem feita: Dj Jazz.podomatic e o Outra-cena.com, no qual um bando de gente boa fala de música do mundo inteiro, e no qual Dj Jazz escreveu um fantástico texto acerca de Jorge Ben e outro sobre o Som Três. Enfim, é sempre bom ampliar.
Nos volumes que irei postar aqui ao longo dos tempos, poderá ser ouvido os anos de 1964, 1965 e 1966, para começar. O ano de 65, como disse, é emblemático para mim. É nele que me baseio. Não obstante, nos discos que seguem, poderá ver como a música é coisa de interpretação: o mesmo tema, interpretado por diversos músicos distintos, soam de forma distinta. É fantástico isso e só ouvindo para saber. Espero sempre que a audição seja completa, agradável e reflexiva. Todas aa críticas, sugestões e retornos em comentários, e-mails, o chamado Feedback, são e serão sempre bem-vindos e de grande valia.
No mais, só há agradecimentos. Dedico essa paradinha aos meus parceiros: Dj Thiago, Dj Jazz, Pepo, Glauco, Jeffinho, Galdino, Dj MF. Ao Gustavo Racy, ao Zé Uelton. E espero que todos gostem, com todo respeito.
SambossaJazz Vol. I
1. Cartão de Visita - Rio 65 Trio [1966]
2. Vê - Milton Banana Trio [1965]
3. Telefone - Dom Um Romão [1964]
4. Um Minuto - Som Três [1966]
5. Batucada - Luiz Carlos Vinhas [1964]
6. Samba Novo - Milton Banana Trio [1965]
7. Balanço nº 1 - Jongo Trio [1965]
8. Cidade Vazia - Som Três [1966]
9. Samblues - Milton Banana Trio [1965]
10. Tempo - Luiz Carlos Vinhas [1964]
11. Aboio - Edison Machado [1964]
12. Meu Fraco é Café Forte - Rio 65 Trio [1965]
13. Ela é Carioca - Milton Banana Trio [1965]
14. Água de Beber - Trio 3-D [1965]
15. Samba do Carioca - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
16. Tensão - Sambossa 5 [1965]
17. Se Você Disser que Sim - Edison Machado [1964]
18. Sambossa 5 - Sambossa 5 [1965]
19. Tristeza em Mim - Bud Shank, João Donato e Rosinha Valença [1965]
20. Deus Brasileiro - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
21. Dom Um Sete - Dom Um Romão [1964]
22. Caminho de Casa - Bud Shank, João Donato e Rosinha Valença [1965]
23. Serelepe - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
24. Carnaval Triste - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
25. Ontem à Noite - Bud Shank [1966]
26. Coisa nº 1 - Edison Machado [1964]
SambossaJazz Vol. I [clique para baixar]
SambossaJazz Vol. II
1. Só Tinha de Ser com Você - Trio 3-D [1965]
2. O Barquinho - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
3. Desafinado - Rio 65 Trio [1965]
4. Ad Vinhas - Luiz Carlos Vinhas [1964]
5. Sambinha - Tenório Jr. [1964]
6. Garota de Ipanema - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
7. Samba Nago - Dom Um Romão [1964]
8. Você - Edison Machado [1964]
9. Curta Metragem - Tempo Trio [1965]
10. Aboio - Luiz Carlos Vinhas [1964]
11. Sonny Moon for Two (Blues em Samba) - Rio 65 Trio [1965]
12. O Passarinho - Trio 3-D [1965]
13. Lágrima Flor - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
14. Você - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
15. Silk Stop - Bud Shank, João Donato e Rosinha Valença [1965]
16. Vivo Sonhando - Dom Um Romão [1964]
17. Deixa Pra Lá - Som Três [1966]
18. Tema 3-D - Trio 3-D [1965]
19. Rio 65 Trio Tema - Rio 65 Trio [1966]
20. Samblues - Som Três [1966]
21. Zona Sul - Dom Um Romão [1964]
22. Balanço Zona Sul - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
23. Miragem - Edison Machado [1964]
24. Tema 3 - Som Três [1966]
25. Curta Metragem - Luiz Carlos Vinhas [1964]
26. Zambezi - Dom Um Romão [1964]
SambossaJazz Vol. II [clique para baixar]
SambaSalve do Subsolo Urbano!
Ainda, quem quiser saber algo mais, há um texto sobre a história do SambaJazz, resumido, mas legal: História do SambaJazz. Vale o confere. Além do mais, para conhecer mais esse universo, há blogs diversos especializados em música brasileira, em música preta, em M.P.M., em Bossa. Basta ter paciência e deixar o orkut, facebook e essa parafernália toda de lado um pouquinho e pesquisar. Cabe, aqui, citar dois, nos quais meu parceiro e sagaz DJ Jazz - inteligentíssimo e um baita conhecedor - faz sua parte muito bem feita: Dj Jazz.podomatic e o Outra-cena.com, no qual um bando de gente boa fala de música do mundo inteiro, e no qual Dj Jazz escreveu um fantástico texto acerca de Jorge Ben e outro sobre o Som Três. Enfim, é sempre bom ampliar.
Nos volumes que irei postar aqui ao longo dos tempos, poderá ser ouvido os anos de 1964, 1965 e 1966, para começar. O ano de 65, como disse, é emblemático para mim. É nele que me baseio. Não obstante, nos discos que seguem, poderá ver como a música é coisa de interpretação: o mesmo tema, interpretado por diversos músicos distintos, soam de forma distinta. É fantástico isso e só ouvindo para saber. Espero sempre que a audição seja completa, agradável e reflexiva. Todas aa críticas, sugestões e retornos em comentários, e-mails, o chamado Feedback, são e serão sempre bem-vindos e de grande valia.
No mais, só há agradecimentos. Dedico essa paradinha aos meus parceiros: Dj Thiago, Dj Jazz, Pepo, Glauco, Jeffinho, Galdino, Dj MF. Ao Gustavo Racy, ao Zé Uelton. E espero que todos gostem, com todo respeito.
SambossaJazz Vol. I
1. Cartão de Visita - Rio 65 Trio [1966]
2. Vê - Milton Banana Trio [1965]
3. Telefone - Dom Um Romão [1964]
4. Um Minuto - Som Três [1966]
5. Batucada - Luiz Carlos Vinhas [1964]
6. Samba Novo - Milton Banana Trio [1965]
7. Balanço nº 1 - Jongo Trio [1965]
8. Cidade Vazia - Som Três [1966]
9. Samblues - Milton Banana Trio [1965]
10. Tempo - Luiz Carlos Vinhas [1964]
11. Aboio - Edison Machado [1964]
12. Meu Fraco é Café Forte - Rio 65 Trio [1965]
13. Ela é Carioca - Milton Banana Trio [1965]
14. Água de Beber - Trio 3-D [1965]
15. Samba do Carioca - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
16. Tensão - Sambossa 5 [1965]
17. Se Você Disser que Sim - Edison Machado [1964]
18. Sambossa 5 - Sambossa 5 [1965]
19. Tristeza em Mim - Bud Shank, João Donato e Rosinha Valença [1965]
20. Deus Brasileiro - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
21. Dom Um Sete - Dom Um Romão [1964]
22. Caminho de Casa - Bud Shank, João Donato e Rosinha Valença [1965]
23. Serelepe - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
24. Carnaval Triste - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
25. Ontem à Noite - Bud Shank [1966]
26. Coisa nº 1 - Edison Machado [1964]
SambossaJazz Vol. I [clique para baixar]
SambossaJazz Vol. II
1. Só Tinha de Ser com Você - Trio 3-D [1965]
2. O Barquinho - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
3. Desafinado - Rio 65 Trio [1965]
4. Ad Vinhas - Luiz Carlos Vinhas [1964]
5. Sambinha - Tenório Jr. [1964]
6. Garota de Ipanema - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
7. Samba Nago - Dom Um Romão [1964]
8. Você - Edison Machado [1964]
9. Curta Metragem - Tempo Trio [1965]
10. Aboio - Luiz Carlos Vinhas [1964]
11. Sonny Moon for Two (Blues em Samba) - Rio 65 Trio [1965]
12. O Passarinho - Trio 3-D [1965]
13. Lágrima Flor - Orquestra de Lyrio Panicalli [1964]
14. Você - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
15. Silk Stop - Bud Shank, João Donato e Rosinha Valença [1965]
16. Vivo Sonhando - Dom Um Romão [1964]
17. Deixa Pra Lá - Som Três [1966]
18. Tema 3-D - Trio 3-D [1965]
19. Rio 65 Trio Tema - Rio 65 Trio [1966]
20. Samblues - Som Três [1966]
21. Zona Sul - Dom Um Romão [1964]
22. Balanço Zona Sul - Meirelles e Os Copa 5 [1965]
23. Miragem - Edison Machado [1964]
24. Tema 3 - Som Três [1966]
25. Curta Metragem - Luiz Carlos Vinhas [1964]
26. Zambezi - Dom Um Romão [1964]
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SambaSalve do Subsolo Urbano!
É impressionante como a aprendizagem; seja ela musical, acadêmica ou outras, se estende como uma enorme rede... Vejo você demonstrar sua gratidão a todos aqueles que contribuiram para sua experiência musical, ciente de que todos que o antecedem nessa rede aprenderam e são gratos a outros mais... E aí olho a frente na mesma rede e percebo como eu e tantos outros devem agradecer a você... Obrigada, amor... Pelas longas tardes e a boa música compartilhada.
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